Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
freephen375
Nascida da associação inicial de dez empresas com o apoio da ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland, passou a enfrentar o grande desafio de reunir as empresas envolvidas direta e indiretamente no setor de sistemas de drenagem e saneamento para discussão de temas relevantes e inerentes desde o processo produtivo até o atendimento adequado da demanda.

Conseguiu desde sua fundação realizar inúmeras atividades como a criação de estatuto interno de funcionamento que, com objetividade, organização e credibilidade, possibilita a realização de inúmeras ações com regularidade e suporte jurídico. Dessa forma, tem aumentado ano a ano o número de empresas interessadas e associadas.

Desenvolvendo um grande trabalho de divulgação de suas ações, tornou-se reconhecida em todo o país, notadamente junto ás empresas fornecedoras de equipamentos e matérias-primas, ás empresas projetistas e aos consumidores, dos setores público e privado.

Em sua busca constante pelo desenvolvimento do mercado de forma sustentável, tem conseguido o aprimoramento dos produtos com qualidade, contribuindo com o desenvolvimento de novas pesquisas e métodos de produção inovadoras, e neste sentido, ao longo destes anos de trabalho, foram criadas várias ferramentas e desenvolvidas inúmeras ações, entre elas a participação ativa junto a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, nas seguintes ações:

- Revisão de todas as Normas sobre tubos de concreto e elaboração de um único texto, que reuniu 14 Normas existentes sobre o assunto, a ABNT NBR 8890 / 2003;

- Criação da ABNT NBR 15396 / 2006 - Aduelas (galerias celulares) de concreto armado pré-fabricadas - Requisitos e métodos de ensaio;

- Revisão da ABNT NBR 8890 / 2003, melhorando e incrementando os requisitos mínimos e métodos de ensaios, introduzindo ainda mais uma opção de moldagem dos Tubos de Concreto, que é a dos tubos reforçados com fibras de aço, até então novidade para o mercado de tubos no Brasil, passando a ser NBR 8890/2007;

-Criação da Norma ABNT NBR 15645 / 2009 - Execução de obras de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto - que regulamenta a execução das obras que utilizam tubos e aduelas (galerias celulares) de concreto, com visível melhora na qualidade final do sistema de drenagem para o consumidor.

- Criação da ABNT NBR 15319 / 2007 - Tubos de Concreto, de seção circular, para cravação - Requisitos e métodos de ensaio.

Desenvolveu por meio de equipe técnica graduada, ferramentas importantes e disponibilizou para todo o setor programas para dimensionamento estrutural e para escolha da classe de resistência mecânica dos tubos de concreto.

- Publicações técnicas como os livros: Tubos de Concreto em 2004 e o Manual Técnico de Drenagem e Esgoto Sanitário em 2008.

Mantêm um programa permanente de palestras e cursos técnicos em todo o país, através da contratação de profissionais competentes e com vasta experiência, para contato com universitários, técnicos e consumidores.