Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto
Tubos
e Aduelas
de Concreto

Normas

Tire sua dúvida

  O que é uma normalização?
Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em dado contexto. 

Quais os objetivos da normalização?
Além de proporcionar meios necessários para a troca adequada de informações entre clientes e fornecedores, a normalização reduz a variedades de produtos e procedimentos, define requisitos que permitam aferir a qualidade dos produtos e serviços e estabelece requisitos técnicos necessários para assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente. Também contribui para a diminuição do custo de produtos e serviços mediante sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, além de evitar a existêcia de regulamentos conflintatntes sobre produtos e serviços de forma a facilitar o intermédio comercial. 

Quais os benefícios da normalização?
A normalização beneficia a organização do mercado; a constituição de uma linguagem única entre produtos e consumidor; o incremento da qualidade de produtos e serviços; e o aumento da produtividade impulsionado principalmente pela redução dos custos de produtos e serviços.  

As normas têm validade de lei?
As normas, em sua essência, são voluntárias. Ainda assim existem algumas leis que as tornam obrigatórias, como é o caso da referente à acessibilidade. Também há intensa relação delas com o Código de Defesa do Consumidor, que exige que qualquer produto ou serviço siga as especificações das normas vigentes no País. 

As normas são distribuídas gratuitamente?
Apenas algumas normas são distribuídas gratuitamente, como é o caso das normas de acessibilidade. A maioria delas, no entanto, são pagas. O custo varia de acordo com o número de páginas e gira em torno de R$300. Microempresas e engenheiros com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ganham descontos de 66% e 60%, respectivamente, na aquisição das normas. 

O que acontece com a construtora que não seguir as normas?
Caso o serviço ou o produto não esteja adequado às normas vigentes, o consumidor poderá recorrer à Justiça para que as devidas adequações sejam providenciadas, com custos arcados pela construtora ou responsável pelo trabalho. Há ainda outras penalidades legais que podem estar ligadas ao descumprimento a depender de cada caso. 

Normas muito antigas precisam ser seguidas?
Nem sempre o fato de uma norma ser antiga é sinônimo de que está ultrapassada. As normas da ABNT devem ser revisadas pelo menos a cada cinco anos. A avaliação determina o cancelamento, a necessidade de alteração ou mesmo a manutenção sem alterações. Atualmente, mais de 50% das normas têm menos de cinco anos. A previsão é de que nos próximos dois anos 100% delas esteja dentro deste prazo. 

Fonte: Anuário PINI, 2012.

A Norma Técnica é uma ferramenta que oferece aos envolvidos na cadeira da produção (consumidor, prestador de serviço e fornecedor), e à sociedade como um todo, um respaldo técnico à elaboração ou execução de uma atividade ou à aquisição de um produto.

As Normas Técnicas podem ser adquiridas pelo site da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, em: www.abntcatalogo.com.br
As principais Normas que fazem interface ao ramo de atuação da ABTC e seus associados são:

ABNT NBR 9648:1986

Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário 

ABNT NBR 15396:2006

Aduelas (galerias celulares) de concreto  armado pré-fabricadas - Requisitos e métodos de ensaios;

ABNT NBR 8890: 2008

Tubo de concreto de  seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários - Requisitos e métodos de ensaio;

ABNT NBR 15319:2007

Tubos de concreto, de seção circular, para cravação - Requisitos e métodos de ensaio;

ABNT NBR 15645:2008

Execução de obras de esgoto sanitário e  drenagem de águas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto;

ABNT NBR 16085:2012

Poços de visita e poços de inspeção para  sistemas enterrados — Requisitos e métodos de ensaio

ABNT NBR 16584:2017

Galeria técnica pré-moldada em concreto para compartilhamento de infraestrutura e ordenamento do subsolo – requisitos e métodos de ensaios