Descarte seu Resíduo

O que é?

O Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC), mais conhecido como Entulho, é todo resíduo gerado no processo de construção, reforma ou demolição. Ele pode ser classificados em 3 grupos:


Grupo I: Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto, tubos e aduelas de concreto.


Grupo II: Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.


Grupo III: Outros materiais: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor.


Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho, inclusive as empresas fabricantes de tubos e aduelas de concreto. Dentro das fábricas de artefatos de concreto, esses resíduos podem ser gerados durante alguns processos, como:


- no transporte do concreto por esteiras;

- na desmoldagem dos artefatos;

- no transporte dos artefatos para o pátio da própria fábrica;

- e em outros momentos do processo produtivo.

Onde é descartado?

Após serem acumulados, muitas vezes são encaminhados para uma empresa de coleta, aterro sanitário, ou até mesmo são descartados em locais inapropriados como lixões e terrenos baldios, o que gera um impacto ambiental gigantesco, devido a poluição e os passivos socioeconômicos.

Existem mais soluções sustentáveis?

Sim! Atualmente existem alternativas mais sustentáveis, como:


- Reuso do resíduo dentro das próprias fábricas. Neste caso, a própria empresa conta com equipamentos de trituração e separação granulométrica de agregados e pode, assim, voltar a utilizar esse material para a composição de novos produtos.


- Destinação para Empresas de reciclagem de resíduos de Construção Civil.


Essas empresas fazem a trituração dos resíduos e os transformam em 4 tipos de produtos: pedra 1,3, pó de pedra e rachão. O processo de reciclagem permite que as matérias primas tenham uma sobrevida antes do seu descarte final, podendo ser empregadas na composição de outros sistemas e materiais como:


• Artefatos não estruturais, como: blocos de concreto de vedação, mesas, bancos, tampas para bueiros, piso intertravado, guias e sarjetas;

• Reforço e subleito de pavimentos, regularização de vias não pavimentadas, base e sub-base de calçadas e estacionamentos.

• Cascalhamento para pavimentação de ruas, praças e parques;

• Terraplenagens e acerto topográfico de terrenos

Como posso destinar meus resíduos, para essas empresas?

A ABRECON desenvolveu uma plataforma que permite que você localize as empresas de reciclagem mais próximas de seu endereço: o Mapa ABRECON.


O processo de destinação dos resíduos para empresas recicladoras é o mesmo do que o para outras empresas, ou seja, é preciso apenas entrar em contato e negociar o serviço de coleta/transporte dos resíduos da sua fábrica.


Como funciona a busca dentro do mapa ABRECON?

Na caixa em branco, insira a cidade onde sua empresa se encontra e pressione enter.


O mapa mostrará o ícone que é onde você está localizado.


Pressione o botão com sinal de menos “-” para diminuir o zoom do mapa e verificar as empresas próximas a sua região.


Identifique as empresas de seu interesse pelas cores e clique em “mais detalhes” para visualizar seus dados de contato.


Usina de reciclagem: Local de destinação final dos resíduos, a usina de reciclagem nada mais é do que a própria empresa de reciclagem de resíduos de construção civil. Nessas usinas os resíduos são processados e transformados em agregados reciclados, que podem ser utilizados em obras de infraestrutura e edificações, de acordo com suas características.


Área de transbordo e triagem: Local de destinação temporária dos resíduos, a área de transbordo e triagem é destinada ao recebimento de resíduos, para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados e posterior remoção para destinação adequada.


Ecoponto: Local de destinação temporária dos resíduos, o ecoponto é uma área de transbordo e triagem destinada à entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos de construção civil e resíduos de coleta seletiva.


Aterro de inertes: Aterro destinado a receber resíduos inertes, pertencentes aos grupos I e II, conforme descrito anteriormente, para disposição e compactação no terreno, sendo um ponto de destinação final dos resíduos.

Quais são as vantagens de reciclar meu resíduo?

A reciclagem do entulho apresenta grandes vantagens econômicas, sociais e ambientais para a cadeia produtiva da construção civil. Além de promover a economia de recursos naturais, visto que o entulho reciclado é utilizado como matéria prima ao invés dos materiais convencionais, é geradora de emprego e renda, pela atividade das usinas recicladoras.


Sendo destinados para usinas de reciclagem, o entulho e demais resíduos não acabam em locais inapropriados como lixões e aterros a céu aberto, isso diminui a poluição ambiental e a ocorrência de outros impactos negativos, como o assoreamento de rios e córregos em episódios de chuva forte e aumenta a vida útil de aterros, visto que menos resíduos serão encaminhados para essa destinação final.


Além disso, sua empresa poderá colher benefícios quanto à facilidade dos trâmites ligados a escrituração dos registros do Bloco K – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré  |  São Paulo - SP - Brasil  |  CEP: 05347-902  |  Tel.: (11) 3763-3637  |  © 2018 - FFW Propaganda