Pipe Jacking

Pipe Jacking é uma nomenclatura usualmente empregada para descrever a instalação de tubos pelo método não destrutivo.


Adotado com frequência em grandes centros urbanos em quase todo o mundo, esse método passou a ter importância decisiva na execução das obras. Ele consiste na execução túneis através da "cravação" de tubos de concreto de alta resistência (50 a 80 MPa), destinados a vários tipos de redes de infraestrutura como, drenagem pluvial, esgotamento sanitário, galerias técnicas etc.


O pipe jacking permite a execução de obras em áreas urbanas sem a interrupção do trânsito ou desapropriações de terrenos e edificações, sendo uma solução para a transposição de múltiplos obstáculos.

Esse sistema apresenta outras vantagens tais como, tipos e versatilidade dos equipamentos de cravação que permitem a execução dos túneis em terrenos maciços, arenoso e argilosos com ou sem capacidade portante e na presença ou não de água.


Os tubos de concreto destinados para esse tipo de aplicação podem ser fabricados de diversos diâmetros diferentes e possuem características próprias, sendo regulamentados pela Norma Brasileira ABNT NBR 15319/2006.

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré  |  São Paulo - SP - Brasil  |  CEP: 05347-902  |  Tel.: (11) 3763-3637  |  © 2018 - FFW Propaganda