faixa colaborador nova 2021.jpg

Descarte seu Resíduo de Construção Civil

O que é este tipo de resíduo?

 O Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC), mais conhecido como entulho, é todo resíduo gerado no processo de construção, reforma, escavação ou demolição. Ele pode ser classificados em 3 grupos:

  • Grupo I: Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto, tubos e aduelas de concreto.

  • Grupo II: Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.

  • Grupo III: Outros materiais: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor.

Praticamente todas as atividades do setor da construção civil são geradoras de entulho, inclusive as empresas fabricantes de tubos e aduelas de concreto. Dentro das fábricas de artefatos de concreto, esses resíduos podem ser gerados durante alguns processos, como:

  • no transporte do concreto por esteiras;

  • na desmoldagem dos artefatos;

  • no transporte dos artefatos para o pátio da própria fábrica;

  • e em outros momentos do processo produtivo.

 

Onde deve ser descartado?

Após serem acumulados, muitas vezes são encaminhados para uma empresa de reciclagem, aterro sanitário ou até mesmo podem ser reutilizados dentro das próprias fábricas. No caso de reuso dentro das fábricas, a própria empresa conta com equipamentos de trituração e separação granulométrica de agregados e pode, assim, voltar a utilizar esse material para a composição de novos produtos.

As Empresas que trabalham com reciclagem de resíduos de Construção Civil fazem a trituração dos resíduos e os transformam em produtos, como: areia reciclada, pedrisco, brita, bica e rachão reciclados. O processo de reciclagem é um processo que atende os princípios da sustentabilidade, permitindo que as matérias primas tenham uma sobrevida antes do seu descarte final, podendo ser empregadas na composição de outros sistemas e materiais como:

  • Artefatos de concretos não estruturais, como: blocos de vedação, mesas, bancos, guias, sarjetas, entre outros.

  • Subleito de pavimentos, regularização de vias não pavimentadas, sub-base de calçadas e estacionamentos, rodovias e aeroportos.

  • Pavimentação de ruas, calçadas, passarelas, estradas, praças e parques;

  • Terraplenagens e acerto topográfico de terrenos;

  • Composição de argamassa de assentamento e revestimento;

  • Preenchimento de valas de instalações e vazios em construções;

  • Reforço de aterros (taludes);

  • Enchimento para gaiolas de arame (muro de gabião) usadas como estrutura de controle de erosão ou muro de contenção;

  • Agregado para fabricação de novos concretos.

 

Como posso destinar meus resíduos para as empresas recicladoras?

A ABRECON - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção desenvolveu uma plataforma que permite que você acesse os contatos das empresas de reciclagem: o Mapa ABRECON. Para destinar seu resíduo para essas empresas é preciso apenas entrar em contato e negociar o serviço de coleta/transporte dos resíduos da sua fábrica, pátio ou obra.

app-abrecon.png

Quais são as vantagens de reciclar meu resíduo?

A reciclagem do entulho apresenta grandes vantagens econômicas, sociais e ambientais para a cadeia produtiva da construção civil. Além de promover a economia de recursos naturais, visto que o entulho reciclado é utilizado como matéria prima ao invés dos materiais convencionais, é geradora de emprego e renda, pela atividade das usinas recicladoras.

Quando destinados para usinas de reciclagem, o entulho e demais resíduos não acabam em locais inapropriados como lixões e aterros a céu aberto, isso diminui a poluição ambiental e a ocorrência de outros impactos negativos, como o assoreamento de rios e córregos em episódios de chuva forte e aumenta a vida útil de aterros sanitários.

Além disso, destinando adequadamente seu resíduo, sua empresa poderá colher benefícios quanto à facilidade dos trâmites ligados a escrituração dos registros do Bloco K – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.