Normas Técnicas
O que é uma normalização?
Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em dado contexto.
Quais os objetivos da normalização?
Além de proporcionar meios necessários para a troca adequada de informações entre clientes e fornecedores, a normalização reduz a variedades de produtos e procedimentos, define requisitos que permitam aferir a qualidade dos produtos e serviços e estabelece requisitos técnicos necessários para assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente. Também contribui para a diminuição do custo de produtos e serviços mediante sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, além de evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços de forma a facilitar o intermédio comercial.
Quais os benefícios da normalização?
A normalização beneficia a organização do mercado; a constituição de uma linguagem única entre produtos e consumidor; o incremento da qualidade de produtos e serviços; e o aumento da produtividade impulsionado principalmente pela redução dos custos de produtos e serviços.
O que acontece com a construtora que não seguir as normas?
Caso o serviço ou o produto não esteja adequado às normas vigentes, o consumidor poderá recorrer à Justiça para que as devidas adequações sejam providenciadas, com custos arcados pela construtora ou responsável pelo trabalho. Há ainda outras penalidades legais que podem estar ligadas ao descumprimento a depender de cada caso.
Fonte: Anuário PINI, 2012
A Norma Técnica é uma ferramenta que oferece aos envolvidos na cadeira da produção (consumidor, prestador de serviço e fornecedor), e à sociedade como um todo, um respaldo técnico à elaboração ou execução de uma atividade ou à aquisição de um produto.
As Normas Técnicas podem ser adquiridas pelo site da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, em: https://www.abntcatalogo.com.br . As principais Normas que fazem interface ao ramo de atuação da ABTC e seus associados são:
-
ABNT NBR 8890 - Tubo de concreto de seção circular para água pluvial e esgoto sanitário – Requisitos e métodos de ensaio
-
ABNT NBR 15396 - Aduelas (galerias celulares) de concreto armado pré-moldadas – Requisitos e métodos de ensaios
-
ABNT NBR 15319 - Tubos de concreto, de seção circular, para cravação – Requisitos e métodos de ensaios
-
ABNT NBR 16085 - Poços de visita e inspeção pré-moldados em concreto armado para sistemas enterrados — Requisitos e métodos de ensaio
-
ABNT NBR 16584 - Galeria técnica pré-moldada em concreto para compartilhamento de infraestrutura e ordenamento do subsolo – Requisitos e métodos de ensaios
-
ABNT NBR 15645 - Execução de obras (exclusiva para obras utilizando-se aduelas de concreto)
-
ABNT NBR 17015 - Execução de obras lineares para transporte de água bruta e tratada, esgoto sanitário e drenagem urbana, utilizando tubos rígidos, semirrígidos e flexíveis.